Cidades

Boêmia da Cantareira vira patrimônio cultural de Niterói

Boemia foi considerada como patrimônio da cidade. Foto: Plantão Enfoco

A famosa boêmia da Cantareira, como é conhecida a Praça Leoni Ramos, no bairro São Domingos, em Niterói, foi tombada como patrimônio cultural imaterial do município. Proposta pelo vereador Leonardo Giordano (PCdoB), a lei foi sancionada pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT) e publicada no Diário do Oficial nesta quarta-feira (13).

Localizada entre os campi da Universidade Federal Fluminense (UFF), a praça concentra bares, restaurantes e apresentações artísticas ao longo da semana. De acordo com Giordano é importante reconhecer o valor cultural e significativo que a Cantareira tem sobre a cidade.

"Todas as cidades que tem algum lugar importante para a gastronomia, boemia, artes e cultura, acabam fazendo o tombamento. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, tombou o bairro da Lapa. A Cantareira é um ponto de encontro da juventude e uma interface dos estudantes da UFF com a cidade sobretudo em um bairro histórico. Essa medida tem todos esses valores culturais sendo abraçados", disse o vereador.

O projeto de lei ficou estacionado desde 2015, por pendência do parecer favorável da área de patrimônio cultural da Prefeitura.

< Cinco mil vagas de emprego no Comperj, em Itaboraí Maricá lança plataforma e calendário de eventos de olho no turismo <